sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Funções da linguagem

Intencionalidade discursiva

Todo ato de comunicação envolve sempre seis componentes essenciais:
1. O locutor (emissor) – Aquele que diz algo a alguém;
2. O interlocutor (receptor) – Aquele com quem o locutor se comunica;
3. A mensagem (texto) – O que foi transmitido entre os interlocutores;
4. O código (língua) – A convenção social que permite ao interlocutor compreender a mensagem;
5. O canal ou contato (som, ar, tel., TV...) – Meio físico que conduz a mensagem ao receptor;
6. O referente ou contexto – O assunto da mensagem.
Intencionalidade discursiva são as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação comunicativa.


Funções da linguagem


A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato da comunicação. Desse modo, assim como são seis os componentes do ato de comunicação, são seis as funções que a linguagem pode assumir:
1. Função Emotiva (ou expressiva) – Ocorre quando o locutor ou emissor é posto em destaque. (Utiliza pronomes em 1ª pessoa, interjeições, reticências etc.)
2. Função Conativa (ou apelativa) – Ocorre quando o interlocutor ou receptor é posto em destaque. (Tenta convencer ou estimular o receptor a fazer algo)
3. Função Referencial – Ocorre quando o referente (ou contexto) é posto em destaque. (O objetivo é informar. São textos jornalísticos, científicos e didáticos.)
4. Função Metalinguística – Ocorre quando o código é posto em destaque. (O código da língua é utilizado para explicar a si mesmo. Ex.: Dicionário.)
5. Função Fática – Ocorre quando o canal é posto em destaque. As situações onde isso mais ocorre são: No elevador, ao telefone...
6. Função Poética – Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque. Procura chamar a atenção do “leitor” para a estrutura, o modo como a mensagem foi organizada. Ocorre principalmente em textos literários, tanto em prosa quanto em verso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor...
Tem como você coloca a lista de exercicio do 3º Ano pra imprimir, Pois não recebi e quero estudar por ela também!!

Kátia Quitéria da Silva disse...

OLÁ,PROF°FLAVERLEI,ME CHAMO KÁTIA QUITÉRIA DA SILVA,E ATUALMENTE ESTOU ESTUDANDO A MATÉRIA:LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROCESSO SELETIVO,INCLUINDO AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM:INTENCIONALIDADE DISCURSIVA.GOSTARIA E QUERO POR GENTILEZA QUE VOCE ME PASSE ALGUNS EXERCÍCIOS DESSE CONTEÚDO POR MEU E-MAIL.ANOTE:kathynhafashion@yahoo.com.br

Respeitosamente por;

KÁTIA QUITÉRIA DA SILVA